Receita de Molho de Pimenta, molho apimentado, salsa mexicano, chipotle!

Receita de molho de pimenta

O molho de pimenta é muito apreciado pelos brasileiros. A pimenta chipotle, uma pimenta seca também chamada de chilpoctle ou chilpotle em espanhol surgiu no México e seu nome é originado da junção das palavras Chile e defumado (chil = chile e poctli = fumaça). A receita de molho de pimenta é muito simples e fácil de fazer.

O chipotle, uma pimenta marrom escuro também está disponível em pó, pasta ou inteira. Seu molho de chipotle é utilizado em carnes de frango, boi e porco, ou ainda em peixes misturados com maionese ou atum para sanduíches.

Hidrate um Chipotle médio em água morna por 20 minutos e pique-o em meio litro de azeite.

Para complementar o molho Chipotle, pode-se elaborar um molho de salsa mexicano, que combinam perfeitamente entre si. O nome salsa é dado ao molho mexicano, não fazendo referencia ao uso do condimento.

Para fazer um molho de salsa mexicano, misture azeite, cebola picada, alho espremido, tomate picado sem semente, pimentão picado, molho de tomate, salsa e sal.

Para quem deseja uma receita mais apimentada deve caprichar na pimenta, experimentando sempre para que não passe do ponto.

Esse molho é muito parecido com o que temos aqui acompanhando churrascos e chamamos de vinagrete. Porém, nosso molho se baseia em vinagre e tem como base o vinagre, e não leva pimenta, tornando-se menos picante por isso.

Omeletes também combinam muito bem com este molho. O que vale na culinária é criatividade. Devemos sempre testar novos ingredientes e inventar nossa própria receita.

Embora o Chipotle possua sabor forte, ele é levemente adocicado, com sabor bem suave e leve.

No Brasil é possível encontrar o molho de Chipotle mexicano pronto, em supermercados, inclusive estando disponível em várias adaptações e custa ente R$ 23,93 e R$ 38,33 uma embalagem com aproximadamente 150ml.

Receita de Molho